« Voltar

Dia Mundial da Prematuridade

17 de dezembro é o Dia Mundial da Prematuridade. No Brasil, quase 10% dos bebês nascem prematuramente, dados Ministério da Saúde. São considerados prematuros os bebês que vem ao mundo antes de completar 37 semanas de gestação. Esta data foi escolhida para chamar atenção da sociedade para colocar em prática atitudes que possam diminuir esse número e diminuir os danos à saúde dos bebês, causados pelo nascimento antecipado.

 

Gestação na adolescência, falta de cuidados pré-natais, tabagismo, desinformação, diabetes, obesidade, baixo peso, pressão alta ou pré-eclâmpsia, distúrbios de coagulação, algumas anomalias congênitas do bebê, gestações muito próximas são alguuns dos desencadeadores do parto prematuro no Brasil, segundo estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

 

De acordo com a Associação Brasileira da Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros a prematuridade é a principal causa de mortalidade infantil, um problema de saúde pública no Brasil e no mundo.

 

Algumas medidas podem evitar um parto prematuro como fazer o pré-natal corretamente, vigiar a pressão arterial, manter uma dieta equilibrada, evitar bebidas alcoólicas, não fumar, fazer exercícios indicados pelo médico, não se auto medicar, tomar corretamente as vitaminas que o médico passa e ainda ficar sempre alerta para sangramentos ou líquidos ou secreções vaginais.

 

As possibilidades de sobrevida estão condicionadas pela idade gestacional, o peso ao nascer e pelas complicações que o bebê prematuro apresenta. A prevenção é o melhor remédio sempre, se mesmo assim você ainda perceber algum desses sintomas informe seu médico.



Av. 1ª Radial, nº 586, Setor Pedro Ludovico, Goiânia-GO | CEP: 74.820-300 | Fone: (62) 3238-2400 | 0800 62-1919
© Copyright 2017. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pelo IPASGO