« Voltar

Ipasgo amplia número de leitos exclusivos para Covid-19 e medida ajuda a desafogar demanda dos hospitais da rede privada

O Instituto de Assistência dos Servidores do Estado de Goiás (Ipasgo) ampliou o número de leitos de UTIs exclusivos para o tratamento de Covid-19 como medida emergencial para desafogar a rede privada. Desde o dia 23 de junho, o plano de assistência passou a ter 80 leitos exclusivos no Hospital Garavelo, sendo 32 leitos de UTIs e 48 apartamentos/enfermarias. Antes da expansão do atendimento, eram 56 leitos exclusivos somente nesta unidade de saúde para usuários do Ipasgo. 
 
A estratégia de leitos exclusivos para os casos de Covid-19 foi implementada no dia 13 de abril e ampliada na semana passada devido ao aumento da demanda na rede privada. Além do Hospital Garavelo, o plano possui 10 leitos de UTIs pediátricas exclusivos no Hospital Goiânia-Leste.
 
Até o início da manhã desta terça-feira, 30, a taxa de ocupação geral dos leitos exclusivos do Ipasgo no Hospital Garavelo estava em 76,5%, sendo 83,3% de ocupação nas enfermarias e apartamentos e 66,6% nas UTIs.  61 leitos estavam ocupados e 19 disponíveis. Os encaminhamentos para as internações nas unidades exclusivas são realizados via regulação, após atendimento em qualquer unidade hospitalar da rede credenciada ao Ipasgo.
 
Ao total, o plano tem atualmente 90 leitos exclusivos para atendimento de casos de Covid-19, sendo 80 no Hospital Garavelo e no Hospital Goiânia-Leste, onde há 10 leitos de UTIS pediátricas. Há ainda a possibilidade de aumentar este número de leitos em até 28 novos pontos de internações em outra unidade hospitalar. As novas contratações de leitos exclusivos serão realizadas conforme a demanda dos próximos dias.  
 
O presidente do Ipasgo, Silvio Fernandes, diz que a prioridade neste momento é garantir que os usuários que, por ventura tenham a contaminação pelo coronavírus, recebam o atendimento adequado. Segundo ele, o instituto tem comitê especial de gestão contra o coronavírus, que, diariamente, analisa relatórios e protocolos oficiais sobre o avanço da doença no Estado para articulação e implantação de medidas preventivas e prestação de serviços aos seus usuários em toda sua rede credenciada. 
 
O presidente da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg), Haikal Helou, avalia que o Ipasgo acertou ao destinar leitos exclusivos para o atendimento de pacientes com Covid-19, ao ampliar a oferta e ao negociar pacotes de pronto-atendimento com a rede credenciada. "Essas medidas deram tão certo que estamos pleiteando que outras operadoras, como  Unimed, Bradesco, Amil, Sul América, para que sigam o exemplo do Instituto. A estratégia do Ipasgo de concentrar os pacientes mais graves em um só local, com especialistas focados apenas no combate à pandemia, possibilita desafogar os hospitais de especialidades para que continuem a tratar as patologias usuais que não deixaram de existir neste período. Essas medidas aumentam a eficiência da assistência neste momento de pandemia", afirma. 


CONFIRA

Leitos exclusivos Ipasgo para Covid-19

Hospital Garavelo

80 leitos para internações em apartamentos e UTIs
32 UTIs
48 apartamentos/enfermaria

Hospital Goiânia Leste
10 leitos para internações pediátricas em UTIs

 
 


Av. 1ª Radial, nº 586, Setor Pedro Ludovico, Goiânia-GO | CEP: 74.820-300 | Fone: (62) 3238-2400 | 0800 62-1919
© Copyright 2017. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pelo IPASGO