« Voltar

Ipasgo promove palestra gratuita sobre benefícios da amamentação

Em defesa do aleitamento materno, o Instituto de Assistência dos Servidores do Estado de Goiás (Ipasgo) promove a palestra gratuita "Os Benefícios da Amamentação", no dia 8 de agosto, às 10 horas. O evento integra as programações do Governo de Goiás relativas à Semana Mundial de Aleitamento Materno, que acontece de 1º a 8 de agosto. 
 
 
A palestra educativa é aberta a toda comunidade e será ministrada pela fonoaudióloga Anna Cecília Soares, da Superintendência de Atenção Integral à Saúde (SAIS), da Secretaria Estadual de Saúde, no auditório do Ipasgo, na avenida 1ª Radial, n.º 586, setor Pedro Ludovico. O Ipasgo e Governo de Goiás apoiam a Semana Mundial de Aleitamento Materno que neste ano tem como slogan: "Empoderar mães e pais – Favorecer a amamentação: hoje e para o futuro"!
 
 
Definido pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação, o tema tem como objetivo reforçar a importância do envolvimento de todos os familiares próximos, e não apenas da mãe, para que seja possível o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida e de forma complementar até os dois anos de idade.  Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o leite materno é importante para o desenvolvimento das crianças, além de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos. A amamentação materna também reduz casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.
 
 
De acordo com a rede internacional, adotar uma abordagem inclusiva, que contemple os pais, parceiros, famílias, locais de trabalho e comunidade, é fundamental para criar um ambiente propício e permitir às mães amamentarem de forma otimizada. Neste sentido, o evento do Ipasgo vai apresentar os benefícios da amamentação para o bebê e os pais e técnicas para facilitar o processo. 
 
 
O presidente do Ipasgo, Silvio Fernandes, diz que a promoção de saúde é um dos propósitos desta nova gestão, que também lançou, em maio, o Manual do Bebê, um programa de assistência à saúde da gestante e ao recém-nascido. Com adesão gratuita, o projeto é voltado para os usuários do plano e acontece mensalmente com o objetivo oferecer às famílias ações preventivas e atendimentos de saúde.
 
 
Ele afirma ainda que o órgão tem compromisso com a melhoria da qualidade da atenção à saúde prestada às mulheres, recém-nascidos e crianças. "Estamos ampliando o diálogo com nossos usuários e reforçando as ações preventivas. Neste mês de agosto, vamos promover os eventos de apoio à Semana Mundial do Aleitamento Materno e uma nova edição do Manual do Bebê. Sabemos que esses pilares são fundamentais para melhorar a qualidade de vida dos bebês e de seus pais".
 
 
Segundo a fonoaudióloga Anna Cecília Soares, o leite materno é fácil de ser digerido e é o alimento mais completo para o recém-nascido. Ela reforça que a sucção ajuda no desenvolvimento da arcada dentária do bebê e que quem mama exclusivamente no peito até os seis meses tem menos risco de desenvolver doenças.
 
 
Governo de Goiás estimula o aleitamento materno
 
 
Em todo o Estado, o novo Governo de Goiás tem estimulado os municípios a realizarem eventos para discutir com a sociedade a importância do aleitamento materno. As ações são coordenadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO). 
Em Goiânia, um evento público amamentação vai acontecer no dia 3 de agosto, a partir das 9 horas, no Parque Flamboyant. Promovido pela SES-GO, o evento terá a presença da primeira-dama e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, Gracinha Caiado. 
 
 
Ao longo do dia, quem passar pelo parque poderá participar de atividades que vão abordar aspectos importantes sobre a amamentação e desenvolvimento infantil, tirando suas dúvidas sobre como a proteção ao aleitamento materno pode ser inclusiva com a participação da família, ambiente de trabalho e sociedade. 
 
 
ANOTE
 
 
Palestra gratuita 'Os Benefícios da Amamentação'
Com Anna Cecília Soares, fonoaudióloga da Superintendência de Atenção Integral à Saúde (SAIS), da Secretaria Estadual de Saúde
 
 
Data: 08 de agosto
Horário: 10 horas
Local: auditório do Ipasgo, avenida 1ª Radial, n.º 586, Setor Pedro Ludovico
 
Manual do Bebê - Programa de assistência à saúde da gestante e ao recém-nascido
Curso mensal com encontros semanais, às quintas-feiras, das 9 às 12 horas
 
 
Inscrições: (62) 3238-2708
Permitida a presença dos pais/acompanhantes e é emitido atestado de comparecimento para os participantes


Av. 1ª Radial, nº 586, Setor Pedro Ludovico, Goiânia-GO | CEP: 74.820-300 | Fone: (62) 3238-2400 | 0800 62-1919
© Copyright 2017. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pelo IPASGO