« Voltar

Solicitação de exames já está sendo feita exclusivamente no site do Ipasgo

Desde a última segunda-feira, 1º, a solicitação de exames pelo Ipasgo Saúde para prestadores de Goiânia e Região Metropolitana está sendo feita exclusivamente em meio eletrônico no site do Ipasgo. A mudança visa, além de agilizar o processo, garantir o sigilo dos dados clínicos do usuário.

O processo de informatização plena da solicitação de exames começou no início de 2014. Para causar o mínimo possível de transtornos ao usuário, foi feito um cronograma de implantação gradativa do sistema e um cuidadoso planejamento para o esclarecimento dos prestadores, que receberam visitas das equipes da Diretoria de Assistência do Ipasgo para apresentação do novo modelo. Também foram enviadas várias mensagens por e-mail e disponibilizadas informações no Portal do Prestador, no site do Ipasgo, esclarecendo e lembrando dos prazos previstos. No mês de março, o Ipasgo disponibilizou no site um Manual Explicativo contendo o passo para o cadastro das solicitações em meio eletrônico. Em abril, os médicos credenciados passaram a contar com a opção de solicitação pelo www.ipasgo.go.gov.br, mas até agora, os pedidos em papel também estavam sendo aceitos. Desde então, o serviço de Help Desk do Instituto também está à disposição do prestador para tirar dúvidas.

A ideia inicial era que a partir de junho, as solicitações já fossem feitas exclusivamente pelo site, mas como o sistema ainda precisava de ajustes, o prazo foi ampliado. De abril até agora, as pequenas falhas foram sanadas e as sugestões de melhorias feitas pelos prestadores executantes, como clínicas de imagem e laboratórios foram acatadas e o sistema foi aprimorado. Agora começa a fase de implantação definitiva do novo modelo. Médicos e outros profissionais de saúde de Goiânia e região metropolitana já estão fazendo as solicitações exclusivamente no site. Pouco a pouco profissionais de outras regiões também só poderão pedir exames eletronicamente.

O sistema é muito simples. Para os médicos credenciados ao Ipasgo basta entrar no Portal do Prestador e fazer o cadastro da solicitação dos exames. O site vai gerar um protocolo que será entregue ao usuário, que vai agendar o procedimento no laboratório ou clínica credenciada de sua preferência. Quando for fazer os exames o usuário deve levar o protocolo para conferência, mas o estabelecimento de saúde também vai acessar a solicitação pelo site do Ipasgo. Médicos não credenciados também poderão solicitar o exame, mas devem se cadastrar no site do Ipasgo para solicitar exames através de usuário e senha. Somente para pacientes internados ou em atendimento em pronto-socorro, as solicitações de exames continuarão a ser feitas no formulário de papel próprio do Ipasgo.

Esta é mais uma medida do processo de modernização e informatização do sistema de atendimento do Instituto. De 2011 a 2014 foram mais de R$ 17 milhões aplicados em TI. Esta política tem trazido inúmeros benefícios para todas as partes envolvidas na prestação de serviços do Ipasgo: prestadores de serviço, Instituto e principalmente, os usuários. A auditoria eletrônica de procedimentos, a emissão de guias pelo site, a entrega de faturas digitais foram algumas das ferramentas implantadas pelo Ipasgo e que gerou, entre outros avanços, a agilidade na liberação dos procedimentos, no trâmite das faturas e consequentemente no pagamento das mesmas, maior segurança nos processos e economia. E este é um processo contínuo, pois a evolução tecnológica não para e o Ipasgo está acompanhando para que isso tudo resulte em melhorias na prestação do serviço ao nosso usuário.

A informatização dos processos integra a política de excelência no atendimento ao usuário do Ipasgo Saúde, implementada pela atual gestão do Instituto. Dúvidas sobre a adoção do novo sistema podem ser sanadas no Help Desk, pelo telefone 3238.2620 ou no Teleatendimento, no 0800621919.

Confira as cidades onde as solicitações de exames estão sendo feitas exclusivamente pelo Site:

Goiânia

Trindade

Goianira

Santo Antônio de Goiás

Nerópolis

Goianápolis

Senador Canedo

Aparecida de Goiânia

Hidrolândia

Aragoiânia

Abadia de Goiás

Bela Vista de Goiás

Bonfinópolis

Brazabrantes

Caturaí

Inhumas

Nova Veneza

Teresópolis de Goiás



Av. 1ª Radial, nº 586, Setor Pedro Ludovico, Goiânia-GO | CEP: 74.820-300 | Fone: (62) 3238-2400 | 0800 62-1919
© Copyright 2017. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pelo IPASGO