Pular para o conteúdo
Facebook do Ipasgo   Twitter do Ipasgo   RSS do Ipasgo

Goiânia, GO -

« Voltar

Ipasgo apoia o dia Mundial de Luta Contra Aids

O Ipasgo abraça a campanha mundial de luta contra a Aids, lembrada nesta sexta-feira, dia 01. É mais uma oportundiade para divulgar informações referentes à doença. Além de alertar as pessoas sobre a importância da prevenção, o Instituto tem como objetivo mostrar a necessidade do acolhimento a uma pessoa soropositivo e desconstruir esse preconceito que ainda hoje existe.


 

A Aids é o estágio avançado de manifestação do vírus HIV. Sem tratamento adequado, o vírus tem muito mais chance de ataca o sistema imunológico. Ela também é conhecida como Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. A pessoa que contrai o vírus fica mais vulnerável a diversas doenças como resfriados e infecções mais graves como câncer e tuberculose.


Antigamente o diagnóstico de Aids era como receber uma sentença de morte. Hoje em dia essa realidade mudou muito com os novos medicamentos que surgiram para melhorar a qualidade de vida das pessoas contaminadas pelo vírus HIV. Um dos fatores que contribui para isso é descobrir precocemente a doença. É importante lembrar que ter HIV não é a mesma coisa que ter Aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença.

 

O HIV pode ser transmitido de várias formas como sexo (vaginal, anal e oral) sem camisinha, de mãe infectada para o filho durante a gestação, parto ou amamentação, uso de seringa contaminada, transfusão de sangue contaminado e uso de instrumentos contaminados não esterilizados.


 

Em grande parte das vezes a Aids não manifesta sintomas. Algumas pessoas infectadas relatam ter reações parecidas como uma gripe com febre, garganta inflamada, aumento dos glânglios linfáticos e assadura ou erupção cutânea. Por isso, a única forma de saber se você está infectado com HIV é por meio do teste.


A UNAIDS - Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS - explica que o tratamento para o HIV, conhecido como ART pode prolongar significativamente a vida de uma pessoa infectada eainda diminuir as chances de transmissão. Uma pessoa diagnosticada com HIV e tratado antes do avanço da doença pode ter uma expectativa de vida quase igual à de uma pessoa não infectada.

 

Segundo a UNAIDS novas estratégias de prevenção surgiram como ferramentas complementares ao uso do preservativo, a chamada prevenção combinada, que são o uso do tratamento como prevenção o PEP – Profilaxia Pós- exposição – e também o PrEP – Profilaxia Pré-exposição. O importante é se prevenir sempre!


 
Últimas Notícias

Credenciamento Pessoa Física - Edital 2017

Regulamento para Credenciamento

Pronto Atendimento Pediátrico

Portal do Agendamento

Agende sua consulta pelo 0800 62 1919

Quimioterapia com ISENÇÃO TOTAL da coparticipação

Desconto na coparticipação em exames de diagnóstico por imagem
                         Vapt Vupt Digital             Ouvidoria Geral do Estado de Goiás            Goiás Transparente            Nota Fiscal Goiânia 

                         SIC - Serviço de Informação ao Cidadão            e-SIC - Serviço Eletrônido de Informação ao Cidadão            e-SIC - Serviço Eletrônido de Informação ao Cidadão

Av. 1ª Radial, nº 586, Setor Pedro Ludovico, Goiânia-GO | CEP: 74.820-300 | Fone: (62) 3238-2400 | 0800 62-1919

© Copyright 2017. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pelo IPASGO

// ]]>