Pular para o conteúdo
Facebook do Ipasgo   Twitter do Ipasgo   RSS do Ipasgo

Goiânia, GO -

20 de outubro: Dia Mundial e Nacional de Combate a Osteoporose

Caracterizada pelo enfraquecimento dos ossos, a osteoporose aumenta o risco de fraturas nas pessoas. A doença tem maior incidência sobre as mulheres, principalmente após a menopausa. Sabendo da importância desse assunto o Ipasgo integra os esforços para alertar sobre osteoporose.   A médica reumatologista, Camila Zubeidi, que atende na Unidade de Atendimento Médico do Ipasgo explica que a doença é caracterizada pela perda de massa óssea. Segundo a especialista, essa perda...

Resultado de habilitação do certame do edital 01-2017 já está publicado no site

A Comissão Especial de Avaliação e Credenciamento do Ipasgo  informa que o  resultado de habilitação do certame   do Edital de Credenciamento em Regime Especial 01-2017 já está publicado no site do Ipasgo.    O prazo para apresentação dos recursos será do dia  06/10/2017  ao dia 16/10/2017. Os candidatos deverão realizar os recursos direto no sistema de credenciamento.

Novo sistema de controle de entrada e saída do Ipasgo começa na próxima segunda-feira

A partir do dia 2 de outubro o Ipasgo implantará um novo sistema de controle de entrada e saída do prédio do Instituto.   Para entrar no Instituto o usuário, prestador ou visitante deverá apresentar um documento oficial com foto para realizar o cadastro. Após o cadastro será entregue para a pessoa um cartão para entrar pela catraca que deverá ser depositado na urna da catraca na saída.   Os usuários que por algum motivo  (deficiente físico,...

 
Últimas Notícias

« Voltar

Ipasgo faz alerta no Dia Nacional de Combate ao Colesterol

O Dia Nacional de Combate ao Colesterol é celebrado dia 8 de agosto. O colesterol alto é considerado um dos principais fatores de risco para desencadear doenças cardiovasculares. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia 300 mil pessoas morrem anualmente no Brasil em decorrência de doenças cardiovasculares. Pensando nisso, o Ipasgo adere às campanhas nacionais, alertando para o problema.

 

De acordo com o cardiologista Nelson Siqueira, o colesterol é uma substância produzida pelo próprio corpo, sendo necessário para o organismo, trabalhando na produção de alguns hormônios, sustentando as células do organismo, e ainda ajudando na digestão. Portanto, o problema não é o colesterol e sim o excesso de um determinado tipo de colesterol, o LDL, considerado o colesterol "ruim". Além dele existe o HDL o colesterol "bom".

 

Para evitar esse aumento do colesterol ruim é preciso adotar hábitos de vida saudáveis, sendo muito importante ter uma boa alimentação evitando a ingestão de gorduras saturadas. A preferência deve ser dada às gorduras monoinsaturadas, presentes no abacate, amendoim e azeite de oliva ou polinsaturadas, que estão em peixes, frutos do mar e grãos. Realizar exercícios físicos regularmente para manter uma boa circulação e controlar o peso também estão entre hábitos que devem ser adotados por todos.

 

Algumas pessoas produzem mais colesterol bom do que outras. O aumento do HDL é a principal forma de combater o LDL. "Para aumentar o colesterol "bom" a pessoa precisa praticar exercícios físicos regularmente, principalmente os aeróbicos, que fazem você gastar gorduras acumuladas, recolhendo o excesso de colesterol ruim que temos nas artérias e traz ele de volta para o fígado para ser eliminado pelo intestino. Chegando aumentar em até 30% o nível do bom colesterol" explicou Nelson Siqueira.

 

Mesmo com todos esses cuidados é possível que algumas pessoas tenham problemas com o colesterol, são aquelas que possuem histórico familiar de colesterol alto. Nesses casos, quando a pessoa tem predisposição e não consegue controlar mesmo seguindo os hábitos de vida saudáveis é necessário o uso de alguns medicamentos.

 

Nelson Siqueira explica como o colesterol alto pode provocar outras doenças "O colesterol elevado inflama as artérias por dentro, fazendo que as placas de gorduras se alojem nessas artérias. Esse acumulo de gorduras levam a diminuição do calibre dela dificultando a passagem do sangue. Isso pode acontecer em qualquer artéria do corpo, mas os efeitos dessa deposição de gorduras são mais pronunciadas no coração, cérebro e circulação das pernas. Com isso pode acontecer eventos de isquemia e muitas vezes obstrução do fluxo do sangue por dentro das artérias. E essa obstrução pode causar a derrame cerebral ou um infarte", disse ele.

 

O colesterol é uma doença silenciosa que não apresenta sintomas. Visite seu médico regularmente e faça os exames necessários!

 

Credenciamento Pessoa Física - Edital 2017

Regulamento para Credenciamento

Pronto Atendimento Pediátrico

Portal do Agendamento

Agende sua consulta pelo 0800 62 1919

Quimioterapia com ISENÇÃO TOTAL da coparticipação

Desconto na coparticipação em exames de diagnóstico por imagem
                         Vapt Vupt Digital             Ouvidoria Geral do Estado de Goiás            Goiás Transparente            Nota Fiscal Goiânia 

                         SIC - Serviço de Informação ao Cidadão            e-SIC - Serviço Eletrônido de Informação ao Cidadão            e-SIC - Serviço Eletrônido de Informação ao Cidadão

Av. 1ª Radial, nº 586, Setor Pedro Ludovico, Goiânia-GO | CEP: 74.820-300 | Fone: (62) 3238-2400 | 0800 62-1919

© Copyright 2017. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pelo IPASGO

// ]]>