Ipasgo celebra dia Nacional de Combate ao Fumo

Hoje, dia 29 de agosto, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, todos os anos morrem cerca de 200 mil pessoas no Brasil em consequência de doenças causadas pelo tabagismo. Sabendo da seriedade desse problema o Ipasgo também participa dessa luta contra o tabagismo.

 

O tabagismo é considerado uma doença, pois causa dependência da droga nicotina presente em todo tipo de tabaco. "A dependência da nicotina é algo tão importante e marcado em quem tem o hábito de fumar, que a tentativa de parar de fumar causa uma série de sintomas como depressão, cansaço, irritabilidade, aumento de apetite e alteração de sono", explica a dra. Lorine Matos, pneumologista e auditora médica do Ipasgo.

 

O uso do tabaco pode desencadear diversas doenças em uma pessoa, como câncer em diferentes órgãos, doenças pulmonares, doenças cardiovasculares e outras. As pessoas que não fumam, mas que convivem com quem fuma, também ficam vulneráveis aos malefícios do fumo, pois estão expostas à fumaça do tabaco. Portanto, os fumantes passivos também correm o risco de adquirir alguma doença decorrente desse hábito.

 

Existem diversas opções de tratamento para as pessoas que desejam parar de fumar. De acordo com a dra. Lorine Matos, alguns passos são essenciais para o tratamento "São três pilares importantes para o tratamento. O primeiro é a mudança comportamental, o segundo é o suporte psicológico e por último a terapia medicamentosa", disse ela.

 

Apesar de ser um tratamento difícil, as vantagens para quem para de fumar são bem maiores, pois aumenta a qualidade de vida e consequentemente a expectativa de viver mais. Confira os principais benefícios para quem cessa esse hábito, de acordo com Instituto Nacional de Câncer:


 

- Após 20 minutos: A pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal

- Após 2 horas: Não há mais nicotina circulando no seu sangue

- Após 8 horas: O nível de oxigênio no sangue se normaliza

- Após 12 a 24 horas: Seus pulmões já funcionam melhor

- Após 2 dias: Seu olfato já percebe melhor os cheiros e o seu paladar já sente melhor o sabor da comida

- Após 3 semanas: Você vai notar que sua respiração se torna mais fácil e a circulação melhora

- Após1 ano: O risco de morte por infarto já se reduz à metade

- Após 5 a 10 anos: O risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram


 

Projeto "Ipasgo sem Tabaco": Um programa direcionado aos usuários do Ipasgo que desejam parar de fumar. São realizadas oficinas mensais, ministradas por uma equipe multiprofissional composta por médico, psicólogo, nutricionista e odontólogo. Os interessados em participar devem ligar no telefone: 3238-2708 e fazer sua inscrição.

``>

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.