Informativos

 Orientações aos Prestadores do Instituto sobre Programa de Internação Domiciliar

Vimos por meio deste esclarecer sobre algumas questões a respeito do Programa de Internação Domiciliar. Tal Programa obedece os critérios estabelecidos na Portaria Normativa nº 7-2017/PR, que consta disponível no site do Ipasgo, na aba Leis, Portarias. Em seu art. 33, sessão I, informa que o Programa consiste em internação no ambiente domiciliar, por tempo preestabelecido ou estimado, destinado ao paciente com incapacidade temporária ou permanente, que necessita de cuidados de equipe multidisciplinar, ficando estabelecido que o conjunto de atividades desenvolvidas pelos profissionais será obrigatoriamente supervisionado pela equipe médica.

Vale ressaltar que o referido Programa de Internação Domiciliar não tem como objetivo fornecer cuidador, cama hospitalar, cadeira de rodas, dietas ou qualquer equipamento hospitalar de maneira isolada. O objetivo do programa é o fornecimento de assistência multidisciplinar domiciliar por tempo preestabelecido, conforme quadro clínico e necessidade de intervenção técnica.

Devido algumas dúvidas, segue abaixo algumas perguntas frequentes com as orientações necessárias:

 

Quais são finalidades do Programa de Internação Domiciliar?

 

• São de atribuições do Programa:

Desospitalização precoce e segura;

Humanização do atendimento;

Ampliação da autonomia dos internados através da reabilitação multiprofissional e treinamento do cuidador (familiar e/ou contratado) frente as dependências de cuidados diários do internado.

 

Como é realizada a solicitação do Programa de Internação Domiciliar?

• A solicitação para adesão ao programa de Internação Domiciliar é de natureza administrativa, via Sistema Eletrônico de Informações (SEI), e é necessário que o familiar e/ou responsável compareça ao Atendimento Domiciliar, na sede do Ipasgo, localizado na Avenida Primeira Radial, nº 586 – Setor Pedro Ludovico, Goiânia-GO, Bloco 1, 1º Andar, munido dos seguintes documentos:

 

I – Termo de Desospitalização NEAD devidamente preenchido pelo médico assistente (original, legível, assinado e carimbado);

II – Cópia de documento de identificação do solicitante;

III – Cópia de documento de identificação do usuário;

IV – Cópia da carteira do IPASGO do usuário;

V – Cópia do comprovante de endereço do usuário.

 

IMPORTANTE: A ausência da documentação supracitada é fator impeditivo para autuação do processo administrativo.

 

Quais os critérios de autorização?

 

• Após autuação, o processo será remetido para análise, avaliação e manifestação da auditoria médica do IPASGO, de acordo com o quadro clínico apresentado e utilizando, como instrumentos auxiliares, as normas editadas pela Associação Brasileira de Medicina Domiciliar (Tabela ABEMID).

• O usuário elegível para Internação Domiciliar será classificado, pela auditoria médica, em níveis de complexidade de assistência domiciliar, diante do quadro clínico e/ou pontuação na tabela ABEMID, podendo ser em alta, média ou baixa complexidade. O diagnóstico clínico e manutenção do mesmo são critérios de elegibilidade para o Programa. Assim o usuário elegível apresentará algum grau de dependência de cuidados técnicos, independente da patologia que resultou o quadro.

• A Auditoria de Internação Domiciliar determinará a empresa credenciada ao Ipasgo para prestar o serviço, de acordo com fluxo de distribuição interno. A empresa credenciada será notificada para proceder com a avaliação do usuário em ambiente hospitalar e após deverá enviar o orçamento e captação para a Auditoria de Internação Domiciliar.

• Mediante a autorização do orçamento, a empresa contatará a familiar responsável e equipe de assistência hospitalar a data de admissão no Programa de Internação Domiciliar. IMPORTANTE: fica a cargo da família providenciar transporte adequado ao usuário para transferência do hospital para seguimento da assistência em ambiente domiciliar, conforme orientação do médico assistente.

Assim como, o fornecimento de um cuidador para atender as necessidades básicas do paciente (higiene, auxílio na alimentação, mudanças de decúbito no leito, transferência de cama/cadeira de rodas, banhos de sol e demais acompanhamentos diários) que é de responsabilidade da família ou responsável.

 

Ainda sobre Programas Domiciliares, também regido pela Portaria Normativa nº 07-2017/PR, há alguns serviços disponibilizados, todas as solicitações são de natureza administrativa e deve ser atuado processo via Sistema Eletrônico de Informações (SEI), de responsabilidade da família e/ou responsável pelo usuário que deverá comparecer na sede do Ipasgo, no Bloco 1, 1º Andar, segue as demais orientações necessárias:

 

Fornecimento de Oxigênio Domiciliar

• O serviço de oxigênio domiciliar será autorizado aos pacientes com insuficiência respiratória crônica, resultante da fase final de diversas patologias respiratórias como doença pulmonar obstrutiva crônica, doença pulmonar parenquimatosa difusa, neoplasias do sistema respiratório, entre outras.

• A solicitação para adesão ao programa Oxigênio Domiciliar é de natureza administrativa, para abertura do processo administrativo de análise de perfil do usuário é necessário a seguinte documentação:

I – Cópia de documento de identificação do solicitante;

II – Cópia de documento de identificação do usuário;

III – Cópia da carteira do IPASGO do usuário;

IV – Cópia do comprovante de endereço do usuário.

V - Exames comprobatórios de hipoxemia crônica (gasometria arterial dos últimos 15 dias).

 

Serviço de Atendimento Pontual Domiciliar – APD

O programa tem como objetivo, e quando indicado, a intervenção domiciliar para a administração de medicamentos via intravenosa (IV), realização de curativos mais complexos (exceto em caso de queimaduras) e pequenos procedimentos que possam ser realizados em até 2 (duas) horas; como troca de sondas que necessitem da presença de enfermeira ou técnica de enfermagem, em usuários do IPASGO, com frequência de até duas vezes ao dia, por tempo e quantidades previamente determinados. Destinados a usuários acamados e totalmente dependentes com incapacidade temporária ou definitiva para as atividades de vida diária.

Para autuação do processo no SEI é necessário que o familiar e/ou responsável compareça ao Atendimento Domiciliar munido dos seguintes documentos:

 

I – Cópia de documento de identificação do solicitante;

II – Cópia de documento de identificação do usuário;

III– Cópia da carteira do IPASGO do usuário;

IV – Cópia do comprovante de endereço do usuário.

V- Relatório do médico responsável, devendo conter conforme indicação:

 

• No caso de administração de medicação intravenosa: medicamento a ser utilizado e o ciclo (intervalo, dose e período) de administração.

• No caso de curativo: descrição detalhada da ferida (quantidade, tamanho, profundidade, foto e classificação do estágio).

• No caso de troca de sondas que necessitem da presença de enfermeira ou técnica de enfermagem com descrição do serviço solicitado e a justificativa pertinente pelo médico assistente.

 

Terapias Complementares

• O atendimento de Terapias Complementares (TC), em domicílio destina-se aos usuários totalmente acamados, ou que possuam impossibilidade física definitiva de locomoção até a unidade de saúde, e que necessitam de cuidados com maior frequência, bem como de acompanhamento contínuo para reabilitação de evento advindo de doença. No atendimento domiciliar em Terapias Complementares as ciências da fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia serão adotadas como referência nas práticas executadas, com vistas à reabilitação dos pacientes.

• Para autuação do processo no SEI é necessário que o familiar e/ou responsável compareça ao Atendimento Domiciliar/ Terapias Complementares munida dos seguintes documentos:

 

 

I – Cópia de documento de identificação do solicitante;

II – Cópia de documento de identificação do usuário;

III– Cópia da carteira do IPASGO do usuário;

IV – Cópia do comprovante de endereço do usuário.

V- Relatório médico

 

Ressaltamos em caso de dúvidas, o Setor encontra-se disponível para demais esclarecimentos necessários, através do contato (62) 3238-2612/2618/2410, bem como E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo)

 

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Orientações aos Prestadores do Instituto:

 

1º Após a realização de um pedido de procedimento eletivo, deve-se aguardar no mínimo 48 horas para que este seja auditado. Tal avaliação necessita de tempo pois é avaliada pelo especialista.  

2º Se houver a negativa de algum procedimento solicitado no sistema, o prestador deve ler a negativa e orientar o usuário da mesma. O reenvio do pedido para nova avaliação é de responsabilidade do prestador, e deve ser feito seguindo as orientações passadas na negativa.

3º O envio de documentos comprobatórios para a realização de procedimentos (relatório médico, laudo de exame, prescrição...) é exclusivamente realizado pelo prestador no ato da solicitação no sistema. Sendo assim, o prestador não precisa encaminhar o usuário até o a sede do Instituto para que estes sejam analisados.

4º A solicitação de qualquer procedimento (consulta, exame, internação...) é exclusivamente realizada pelo prestador.

5º A tabela contendo todos os procedimentos contemplados pelo plano, está disponível no site do Instituto, portando não é necessário direcionar o usuário ao plano para procurar códigos ou incluir pedidos no sistema.

6º Quando houver solicitações de "Urgência" não é necessário a presença de usuários na sede do Instituto, pois as mesmas são realizadas via sistema, contendo a documentação necessária. 

7º Para  esclarecimentos de dúvidas e consultas sobre solicitações e/ou autorizações, não é necessário encaminhar o usuário ao Instituto. Basta ligar para o número 0800.621919 e todas essas informações serão repassadas.

8º Durante os períodos em que não há Auditores de forma presencial, o Sistema de Cadastro SAAT, tem por finalidade receber as solicitações da Rede Prestadora e, em caso de necessidade de avaliação pela Auditoria, armazená-la para análise da Equipe competente. As avaliações e os procedimentos realizados durante uma avaliação médica de Urgência/Emergência, pelo imediatismo inerente ao caso, não requerem análise de Auditoria prévia; os procedimentos realizados com lisura e indicação baseada na boa prática médica (pilares da relação do IPASGO com sua Rede Prestadora) são passíveis de realização e análise posterior.

9º É vedada à Rede Prestadora a cobrança de exames que constam no Rol de Procedimentos do IPASGO, informação baseada no Parágrafo 2º do Art. 3º do Decreto nº 7.595, de 09 de abril de 2012:

“...A prática de irregularidades para obtenção ou utilização dos serviços assistenciais sujeita o usuário às cominações administrativas, civis e penais cabíveis”.

Informamos ainda que a Auditoria Médica, conforme publicado recentemente no Site do Ipasgo, funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h. Em pontos facultativos, o departamento trabalha normalmente, das 7h às 19h.

No período noturno e aos finais de semana – após às 13h do sábado –, o Sistema Auditoria Autorizativa (SAAT) tem por finalidade receber as solicitações da rede prestadora e, em caso de necessidade de avaliação, armazená-la para análise da equipe competente.

 

Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo)

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Atenção Prestadores: entrega de CDs/DVDs relativos à Referência 12/2021 será feita por agendamento

 

O Ipasgo informa que a entrega de CDs/DVDs com as imagens digitalizadas dos atendimentos da

Referência 12/2021, na sede do órgão, em Goiânia, será feita mediante agendamento de horário.

Os agendamentos deverão ser realizados entre os dias 16 a 23 de Dezembro, pelos telefones 3238- 2529 ou 3238-2591 (Setor de Contas de Serviços de Saúde).

 

Não há mudança no processo para os prestadores do interior, que deverão postar/encaminhar os CDs/DVDs pelos Correios, dentro do prazo de entrega correspondente à matrícula.

Confira a data de entrega dos CDs/DVDs, na sede do Ipasgo: Prestadores Pessoas Jurídicas (GIH - Internação)

Dia 28/12/2021: prestador com matrícula final 0 a 3 Dia 29/12/2021: prestador com matrícula final 4 a 6 Dia 30/12/2021: prestador com matrícula final 7 a 9

 

A entrega das faturas ambulatoriais, GTA e GTA BOX, tem prazo máximo de entrega até o 06/01/2022.

 

ATENÇÃO: O envio do arquivo eletrônico (Sife WEB e/ou Layout) continuará pelo prazo e formato definidos pela Instrução Normativa 125/2014 PR, não havendo alterações.

 

É OBRIGATÓRIO a identificação dos CDs / DVDs (sem identificação não serão recebidos), com as seguintes informações:

 

  1. ESPECIALIDADE (GTA , GTA BOX HORA ou GIH)

  2. NOME DO PRESTADOR

  3. MATRÍCULA

  4. REFERÊNCIA

  5. CIDADE

  6. CONTATO (telefone e e-mail)

 

É OBRIGATÓRIO validar previamente os CD's/DVD's no programa disponibilizado pelo Ipasgo (Validador de Faturas Digitalizadas - Versão 2.0) e, no ato da entrega, apresentar o PROTOCOLO DE ENVIO DE ARQUIVO VALIDADO.

 

Gerência de Normas e Procedimentos 3238-2534, 3238-2601 ou 3238-2641

 

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COMUNICADO AOS PRESTADORES DE ONCOLOGIA

Prezados Prestadores,

O Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás – Ipasgo, no intuito de orientá-los sobre a cobrança de “TAXA DE SALA TRAT ESPECIALIZADO QUIMIOTERAPIA” (código 205003) para medicamentos oncológicos aplicados via intramuscular, subctânea e oralreforça que tais aplicações não fazem jus à referida taxa.

Além disso, instrui sobre a correta solicitação para autorização do atendimento e sobre a apresentação da conta (imagens digitalizadas), a fim de evitar possíveis glosas, o que torna-se imprescindível o cumprimento das Portarias Normativas nº 6-2010/DIASS e nº 5-2013/DAS, que regem o atendimento quimioterápico em oncologia e hematologia no âmbito do Ipasgo Saúde. Vejamos:


 

"Art.1º DA SOLICITAÇÃO DE ATENDIMENTO/PROCEDIMENTO: Para realização de tratamento em oncologia/hematologia, a solicitação de atendimento deverá ter autorização prévia do auditor da especialidade mediante apresentação dos documentos abaixo relacionados, que deverão ser preenchidos e apresentados no momento da solicitação:

· Formulário de Solicitação de Medicamentos Oncologia/Hematologia (Formulário 1)

· Orçamento Autorização de Procedimentos em Oncologia/Hematologia (Formulário 2)

· Exame que comprove o diagnóstico (anátomo-patológico, mielograma, outros).

I. Do adequado preenchimento do formulário de Solicitação de Medicamentos

1.1. Identificação do paciente: Todos os dados devem ser adequadamente preenchidos e verificados com a documentação do paciente.

1.2. Com relação aos dados sobre a neoplasia: O diagnóstico histopatológico deve ser comprovado através de:

· Laudo anátomopatológico, para a maioria dos tumores sólidos e doenças onco-hematológicas.

· Laudo de mielograma: doenças mieloproliferativas (leucemias, síndrome mielodisplásica, outras) e linfoproliferativas (leucemias, mieloma).

· Exames laboratoriais acompanhado de relatório médico, especificando os critérios utilizados para o diagnóstico: gamopatia monoclonal, doenças reumatológicas, anemia hemolítica autoimune, púrpura trombocitopênica idiopática.

· Especificar a localização do sítio primário e o CID topográfico para a neoplasia devendo estes serem compatíveis entre si;

· O estadiamento deve ser especificado seguindo-se as normas recomendadas no TNM (Tumor – Nódulos – Metástases) da UICC (Normas Internacionais em Oncologia).

1.2.1. Para neoplasias não incluídas no TNM, utilizar o estadiamento recomendado.

1.2.2. Se houver metástases loco regionais e/ou à distância, especificar localização e anexar exames comprobatórios.

1.3. Com relação a tratamentos oncológicos prévios: Especificar o tipo de tratamento já realizado, bem como a data de início de cada um deles separadamente como:

· Cirurgia: Qual cirurgia realizada

· Quimioterapia: esquema, nº. de ciclos e intercorrências (caso tenha acontecido);

· Radioterapia: número total de aplicações e área irradiada.

1.4. Com relação ao planejamento terapêutico atual é obrigatório especificar:

· A finalidade do tratamento: se adjuvante, neo adjuvante, curativo ou paliativo;

· O protocolo a ser utilizado com o nº. de ciclos previstos, intervalo entre eles e a data do 1º ciclo;

· Se há cirurgia ou radioterapia proposta ou não;

· Os medicamentos solicitados: droga, dose/dia, dias de aplicação, dose total

(...)

Art.4º COM RELAÇÃO À APRESENTAÇÃO DA CONTA:
1. Deverão ser anexados à conta os documentos autorizados contidos no Art. 1º juntamente à guia emitida;"


Diante disso, a fim de evitar possíveis glosas na apresentação da conta, todos os documentos supracitados deverão ser apresentados juntamente com a guia emitida, prescrição (indicando o peso do paciente) e evolução do atendimento.

Seguem as supracitadas Portarias anexadas (000025973387 e 000025974657).

 

Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo)

 

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Atenção Prestadores: 

O Setor de Notas solicita aos prestadores da rede credenciada PJ (pessoa jurídica) o envio das notas fiscais da referência 10/2021.

 

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Atenção Prestadores de Odontologia: 

 

"Como forma de reforçar o compromisso ético do Ipasgo, informa-se que os profissionais de odontologia credenciados terão acesso ao histórico de exames dos usuários, junto ao SAAT GUIAS, nas “Imagens do Histórico do Paciente”, com o intuito de evitar a reiteração de exames desnecessários e de permitir um diagnóstico melhor informado pelo acúmulo de dados obtidos acerca da situação de saúde pretérita do paciente. Entretanto, é assegurado o direito de restringir o tratamento desses dados, mediante protocolo de requerimento nesse sentido, caso assim deseje o segurado, conforme previsão na lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais)."

 

Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo)

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COMUNICADO AOS PRESTADORES DE ONCOLOGIA

 

Prezados Prestadores,

Comunicamos que foram realizadas algumas modificações na Tabela de Medicamentos do IPASGO quanto à apresentação, fracionamento, unificação e/ou exclusão de códigos da especialidade de oncologia, com vigência a partir da Referência 12/2021 (ou seja, 26/11/2021), conforme abaixo descritas:

 

- Códigos fracionados, passando a unidade de pagamento de Frasco para MG:

 

2371-0 VINORELBINA 10 MG/ML MG

2357-4 IFOSFAMIDA MG PO IV MG

0151-1 CITARABINA MG SI IT IV SC MG

6261-8 TRASTUZUMABE ENTANSINA MG PO IV MG

5470-4 DOXORRUBICINA LIPOSSOMAL PEGUILADA MG ML SI IV MG

0643-2 DAUNORRUBICINA MG PO IV MG

6520-0 BENDAMUSTINA MG PO IV MG

6215-4 TRIOXIDO DE ARSENIO 1 MG/ML SI IV MG

3243-3 CLADRIBINA 1 MG/ML SI IV MG

 

- Códigos excluídos:

 

3247-6 VINORELBINA 10 MG/ML 1 ML SI IV FA

2358-2 IFOSFAMIDA 1G PO IV FA

2359-0 IFOSFAMIDA 500 MG PO IV FA

2633-6 CITARABINA 500 MG SI IT IV SC FA

5654-5 BEVACIZUMABE 25 MG/ML 4 ML SI IV MG

0817-6 CICLOFOSFAMIDA 200 MG PO IM IP IV OU MG

3640-4 DACARBAZINA 100 MG PO IV MG

3347-2 DOXORRUBICINA 10 MG PO IV VV MG

0905-9 EPIRRUBICINA 10 MG 5 ML SI IV VV MG

2382-5 IDARRUBICINA 5 MG 5 ML PO IV MG

5206-0 MABTHERA (RITUXIMABE) 100 MG 10 ML SI IV MG

6519-6 BENDAMUSTINA 25MG PO IV FA

 

Para maiores esclarecimentos, entrar em contato com o Setor de Cadastro de Materiais e Medicamentos (SECMMED) pelo telefone (62) 3238-2519 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.".

 

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Atenção Prestadores: entrega de CDs/DVDs relativos à Referência 11/2021 será feita por agendamento

O Ipasgo informa que a entrega de CDs/DVDs com as imagens digitalizadas dos atendimentos da Referência 11/2021, na sede do órgão, em Goiânia, será feita mediante agendamento de horário.

Os agendamentos deverão ser realizados entre os dias 22 a 26 de Novembro, pelos telefones 3238-2529 ou 3238-2591 (Setor de Contas de Serviços de Saúde).

Não há mudança no processo para os prestadores do interior, que deverão postar/encaminhar os CDs/DVDs pelos Correios, dentro do prazo de entrega correspondente à matrícula.

Confira a data de entrega dos CDs/DVDs, na sede do Ipasgo:

            Prestadores Pessoas Jurídicas (GIH - Internação)
              Dia 29/11/2021: prestador com matrícula final 0 a 3
              Dia 30/11/2021: prestador com matrícula final 4 a 6
              Dia 01/12/2021: prestador com matrícula final 7 a 9

A entrega das faturas ambulatoriais, GTA e GTA BOX, tem prazo máximo de entrega até o 06/12/2021.


ATENÇÃO: O envio do arquivo eletrônico (Sife WEB e/ou Layout) continuará pelo prazo e formato definidos pela Instrução Normativa nº 125/2014 PR, não havendo alterações.

É OBRIGATÓRIO a identificação dos CDs / DVDs (sem identificação não serão recebidos), com as seguintes informações:
 

            1. ESPECIALIDADE  (GTA , GTA BOX HORA ou GIH)
            2. NOME DO PRESTADOR

            3. MATRÍCULA

            4. REFERÊNCIA

            5. CIDADE

            6. CONTATO (telefone e e-mail)
 

É OBRIGATÓRIO validar previamente os CD's/DVD's no programa disponibilizado pelo Ipasgo (Validador de Faturas Digitalizadas - Versão 2.0) e, no ato da entrega, apresentar o PROTOCOLO DE ENVIO DE ARQUIVO VALIDADO.

Gerência de Normas e Procedimentos

3238-2534, 3238-2601 ou 3238-2641

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Atenção, prestadores! Entrega de CDs/DVDs realativos à referência 10/2021 será feita por agendamento

O Ipasgo informa que a entrega de CDs/DVDs com as imagens digitalizadas dos atendimentos da Referência 10/2021, na sede do órgão, em Goiânia, será feita mediante agendamento de horário.

Os agendamentos deverão ser realizados entre os dias 18 a 26 de Outubro, pelos telefones 3238-2529 ou 3238-2591 (Setor de Contas de Serviços de Saúde).

Não há mudança no processo para os prestadores do interior, que deverão postar/encaminhar os CDs/DVDs pelos Correios, dentro do prazo de entrega correspondente à
matrícula.

Confira a data de entrega dos CDs/DVDs, na sede do Ipasgo:

Prestadores Pessoas Jurídicas (GIH - Internação)
Dia 28/10/2021: prestador com matrícula final 0 a 3
Dia
29/10/2021: prestador com matrícula final 4 a 6
Dia 03
/11/2021: prestador com matrícula final 7 a 9

ATENÇÃO: A entrega das faturas ambulatoriais, GTA e GTA BOX, tem prazo máximo de entrega até o 05/11/2021.

ATENÇÃO: O envio do arquivo eletrônico (Sife WEB e/ou Layout) continuará pelo prazo e formato definidos pela Instrução Normativa nº 125/2014 PR, não havendo alterações.

É OBRIGATÓRIO a identificação dos CDs / DVDs (sem identificação não serão recebidos), com as seguintes informações:

1. ESPECIALIDADE (GTA , GTA BOX HORA ou GIH)
2. NOME DO PRESTADOR
3. MATRÍCULA

4. REFERÊNCIA
5. CIDADE
6. CONTATO (telefone e e-mail)

É OBRIGATÓRIO validar previamente os CD's/DVD's no programa disponibilizado pelo Ipasgo (Validador de Faturas Digitalizadas - Versão 2.0) e, no ato da entrega, apresentar o PROTOCOLO DE ENVIO DE ARQUIVO VALIDADO.

Gerência de Normas e Procedimentos

3238-2534, 3238-2601 ou 3238-2641

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Comunicado: apresentação/digitalização dos documentos necessários para a análise das guias

Prezados prestadores,

O Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo) reforça a necessidade de digitalizar e anexar todos os documentos necessários para a análise das guias, conforme previamente definido nos contratos de prestação de serviço e normatizações em vigência, como: guias de autorizações, comprovantes de execução da internação e alta hospitalar, laudos de exames, boletim cirúrgico, prescrições e evoluções dos profissionais assistentes, entre outros.

A ausência de documentos essenciais à análise acarretará em glosa do item ou integralmente da guia.

O órgão ressalta, ainda, que as regras para digitalização dos documentos estão descritas no Manual Faturas Digitalizadas, localizada no site www.ipasgo.go.gov.br, na aba de “Prestadores”, em “Assuntos Diversos”.

Os prazos para a entrega dos CD/DVD com as imagens digitalizadas seguirão o cronograma publicado mensalmente no site.

Para mais informações, entre em contato com a Gerência de Normas e Procedimentos do Ipasgo, por meio dos telefones (62) 3238-2534/ 2601/ 2641 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo)

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Atenção, prestadores! Entrega de CDs/DVDs relativos à referência 09/2021 será feita por agendamento

O Ipasgo informa que a entrega de CDs/DVDs com as imagens digitalizadas dos atendimentos da Referência 09/2021, na sede do órgão, em Goiânia, será feita mediante agendamento de horário.

Os agendamentos deverão ser realizados entre os dias 16 a 24 de Setembro, pelos telefones 3238-2529 ou 3238-2591 (Setor de Contas de Serviços de Saúde).

Não há mudança no processo para os prestadores do interior, que deverão postar/encaminhar os CDs/DVDs pelos Correios, dentro do prazo de entrega correspondente à
matrícula.

Confira a data de entrega dos CDs/DVDs, na sede do Ipasgo:

Prestadores Pessoas Jurídicas (GIH - Internação)
Dia 28/09/2021: prestador com matrícula final 0 a 3
Dia
29/09/2021: prestador com matrícula final 4 a 6
Dia
30/09/2021: prestador com matrícula final 7 a 9

A entrega das faturas ambulatoriais, GTA e GTA BOX, tem prazo máximo de entrega até o 08/10/2021.


ATENÇÃO: O envio do arquivo eletrônico (Sife WEB e/ou Layout) continuará pelo prazo e formato definidos pela Instrução Normativa nº 125/2014 PR, não havendo alterações.

É OBRIGATÓRIO a identificação dos CDs / DVDs (sem identificação não serão recebidos), com as seguintes informações:

 

1. ESPECIALIDADE (GTA , GTA BOX HORA ou GIH)
2. NOME DO PRESTADOR

3. MATRÍCULA

4. REFERÊNCIA

5. CIDADE

6. CONTATO (telefone e e-mail)
 

É OBRIGATÓRIO validar previamente os CD's/DVD's no programa disponibilizado pelo Ipasgo (Validador de Faturas Digitalizadas - Versão 2.0) e, no ato da entrega, apresentar o PROTOCOLO DE ENVIO DE ARQUIVO VALIDADO.

Gerência de Normas e Procedimentos

3238-2534, 3238-2601 ou 3238-2641
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Atenção Prestadores: entrega de CDs/DVDs relativos à Referência 08/2021 será feita por agendamento

O Ipasgo informa que a entrega de CDs/DVDs com as imagens digitalizadas dos atendimentos da Referência 08/2021, na sede do órgão, em Goiânia, será feita mediante agendamento de horário.

Os agendamentos deverão ser realizados entre os dias 16 a 25 de Agosto, pelos telefones 3238-2529 ou 3238-2591 (Setor de Contas de Serviços de Saúde).

Não há mudança no processo para os prestadores do interior, que deverão postar/encaminhar os CDs/DVDs pelos Correios, dentro do prazo de entrega correspondente à
matrícula.

Confira a data de entrega dos CDs/DVDs, na sede do Ipasgo:

Prestadores Pessoas Jurídicas (GIH - Internação)
Dia 30/08/2021: prestador com matrícula final 0 a 3
Dia
31/08/2021: prestador com matrícula final 4 a 6
Dia
01/09/2021: prestador com matrícula final 7 a 9

A entrega das faturas ambulatoriais, GTA e GTA BOX, tem prazo máximo de entrega até o 09/09/2021.


ATENÇÃO: O envio do arquivo eletrônico (Sife WEB e/ou Layout) continuará pelo prazo e formato definidos pela Instrução Normativa nº 125/2014 PR, não havendo alterações.

É OBRIGATÓRIO a identificação dos CDs / DVDs (sem identificação não serão recebidos), com as seguintes informações:

 

1. ESPECIALIDADE (GTA , GTA BOX HORA ou GIH)
2. NOME DO PRESTADOR

3. MATRÍCULA

4. REFERÊNCIA

5. CIDADE

6. CONTATO (telefone e e-mail)
 

É OBRIGATÓRIO validar previamente os CD's/DVD's no programa disponibilizado pelo Ipasgo (Validador de Faturas Digitalizadas - Versão 2.0) e, no ato da entrega, apresentar o PROTOCOLO DE ENVIO DE ARQUIVO VALIDADO.

Gerência de Normas e Procedimentos

3238-2534, 3238-2601 ou 3238-2641

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Comunicado: horário de funcionamento da Auditoria Médica do Ipasgo

O Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo) informa que o funcionamento da sua Auditoria Médica ocorre de segunda a sexta-feira,das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h. Em pontos facultativos o funcionamento ocorre normalmente, sendo das 7h às 19h.

No período noturno e aos finais de semana, após as 13h do sábado, o Sistema Auditoria Autorizativa (Saat) tem por finalidade receber as solicitações da Rede Prestadora e, em caso de necessidade de avaliação pela Auditoria, armazená-la para análise da equipe competente.

Assim sendo, as avaliações e os procedimentos realizados durante uma avaliação médica de Urgência/Emergência, pelo imediatismo inerente ao caso, não requerem análise de auditoria prévia. Sendo que, os procedimentos realizados com lisura e indicação baseada na boa prática médica são passíveis de realização e análise posterior.

Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo) – Governo de Goiás 

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Atenção Prestadores: entrega de CDs/DVDs relativos à Referência 07/2021 será feita por agendamento

O Ipasgo informa que a entrega de CDs/DVDs com as imagens digitalizadas dos atendimentos da Referência 07/2021, na sede do órgão, em Goiânia, será feita mediante agendamento de horário.

Os agendamentos deverão ser realizados entre os dias 19 a 26 de Julho, pelos telefones 3238-2529 ou 3238-2591 (Setor de Contas de Serviços de Saúde).

Não há mudança no processo para os prestadores do interior, que deverão postar/encaminhar os CDs/DVDs pelos Correios, dentro do prazo de entrega correspondente à matrícula.

Confira a data de entrega dos CDs/DVDs, na sede do Ipasgo:

Prestadores Pessoas Jurídicas (GIH - Internação)
Dia 28/07/2021: prestador com matrícula final 0 a 3
Dia 29/07/2021: prestador com matrícula final 4 a 6
Dia 30/07/2021: prestador com matrícula final 7 a 9

A entrega das faturas ambulatoriais, GTA e GTA BOX, tem prazo máximo de entrega até o 06/08/2021.


ATENÇÃO: O envio do arquivo eletrônico (Sife WEB e/ou Layout) continuará pelo prazo e formato definidos pela Instrução Normativa nº 125/2014 PR, não havendo alterações.

É OBRIGATÓRIO a identificação dos CDs / DVDs (sem identificação não serão recebidos), com as seguintes informações:
 

1. ESPECIALIDADE (GTA , GTA BOX HORA ou GIH)
2. NOME DO PRESTADOR

3. MATRÍCULA

4. REFERÊNCIA

5. CIDADE

6. CONTATO (telefone e e-mail)
 

É OBRIGATÓRIO validar previamente os CD's/DVD's no programa disponibilizado pelo Ipasgo (Validador de Faturas Digitalizadas - Versão 2.0) e, no ato da entrega, apresentar o PROTOCOLO DE ENVIO DE ARQUIVO VALIDADO.

Gerência de Normas e Procedimentos
3238-2534, 3238-2601 ou 3238-2641

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Comunicado: atualização do número de WhatsApp da Regulação Ipasgo

Prezados Credenciados,

Informamos que a partir do dia 22 de junho de 2021, será disponibilizado um novo número de WhatsApp para solicitação de regulação de UTI para rede credenciada do Instituto. Comunicamos que no dia 22 de junho 2021 será desativado o número de WhatsApp (62) 99857-2344 e o novo contato de WhatsApp será (62) 3238-2564, salientamos que os demais contatos para solicitações via ligação (62) 3238-2547 e 0800 62 1919, permanecem em funcionamento.

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Comunicado aos prestadores que utilizam o SIFE 

12/07/21

A Gerência de Planejamento e Sistemas da Informação (GPSI), informa que o Sistema para Apresentação dos Atendimentos Realizados pelos Prestadores (Sife) está apresentando instabilidade, mas, a equipe já está trabalhando para solucionar.

Gerência de Planejamento e Sistemas da Informação (GPSI)

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Atenção Prestadores: entrega de CDs/DVDs relativos à Referência 06/2021 será feita por agendamento

18/06/21

O Ipasgo informa que a entrega de CDs/DVDs com as imagens digitalizadas dos atendimentos da Referência 06/2021, na sede do órgão, em Goiânia, será feita mediante agendamento de horário.

Os agendamentos deverão ser realizados entre os dias 14 a 25 de Junho, pelos telefones 3238-2529 ou 3238-2591 (Setor de Contas de Serviços de Saúde).

Não há mudança no processo para os prestadores do interior, que deverão postar/encaminhar os CDs/DVDs pelos Correios, dentro do prazo de entrega correspondente à matrícula.

Confira a data de entrega dos CDs/DVDs, na sede do Ipasgo:

Prestadores Pessoas Jurídicas (GIH - Internação)
Dia 28/06/2021: prestador com matrícula final 0 a 3
Dia 29/06/2021: prestador com matrícula final 4 a 6
Dia 30/06/2021: prestador com matrícula final 7 a 9

A entrega das faturas ambulatoriais, GTA e GTA BOX, tem prazo máximo de entrega até o 07/07/2021.

ATENÇÃO: O envio do arquivo eletrônico (Sife WEB e/ou Layout) continuará pelo prazo e formato definidos pela Instrução Normativa nº 125/2014 PR, não havendo alterações.

É OBRIGATÓRIO a identificação dos CDs / DVDs (sem identificação não serão recebidos), com as seguintes informações:

1. ESPECIALIDADE (GTA , GTA BOX HORA ou GIH)
2. NOME DO PRESTADOR

3. MATRÍCULA

4. REFERÊNCIA

5. CIDADE

6. CONTATO (telefone e e-mail)

É OBRIGATÓRIO validar previamente os CD's/DVD's no programa disponibilizado pelo Ipasgo (Validador de Faturas Digitalizadas - Versão 2.0) e, no ato da entrega, apresentar o PROTOCOLO DE ENVIO DE ARQUIVO VALIDADO.

Gerência de Normas e Procedimentos
3238-2534, 3238-2601 ou 3238-2641

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Atenção Prestadores: entrega de CDs/DVDs relativos à Referência 05/2021 será feita por agendamento

21/05/21

O Ipasgo informa que a entrega de CDs/DVDs com as imagens digitalizadas dos atendimentos da Referência 05/2021, na sede do órgão, em Goiânia, será feita mediante agendamento de horário.

Os agendamentos deverão ser realizados entre os dias 20 a 27 de Maio, pelos telefones 3238-2529 ou 3238-2591 (Setor de Contas de Serviços de Saúde).

Não há mudança no processo para os prestadores do interior, que deverão postar/encaminhar os CDs/DVDs pelos Correios, dentro do prazo de entrega correspondente à matrícula.

Confira a data de entrega dos CDs/DVDs, na sede do Ipasgo:

Prestadores Pessoas Jurídicas (GIH - Internação)
Dia 28/05/2021: prestador com matrícula final 0 a 3
Dia 31/05/2021: prestador com matrícula final 4 a 6
Dia 01/06/2021: prestador com matrícula final 7 a 9

A entrega das faturas ambulatoriais, GTA e GTA BOX, tem prazo máximo de entrega até o 09/06/2021.

ATENÇÃO: O envio do arquivo eletrônico (Sife WEB e/ou Layout) continuará pelo prazo e formato definidos pela Instrução Normativa nº 125/2014 PR, não havendo alterações.

É OBRIGATÓRIO a identificação dos CDs / DVDs (sem identificação não serão recebidos), com as seguintes informações:

1. ESPECIALIDADE (GTA , GTA BOX HORA ou GIH)
2. NOME DO PRESTADOR

3. MATRÍCULA

4. REFERÊNCIA

5. CIDADE

6. CONTATO (telefone e e-mail)

É OBRIGATÓRIO validar previamente os CD's/DVD's no programa disponibilizado pelo Ipasgo (Validador de Faturas Digitalizadas - Versão 2.0) e, no ato da entrega, apresentar o PROTOCOLO DE ENVIO DE ARQUIVO VALIDADO.

Gerência de Normas e Procedimentos

3238-2534, 3238-2601 ou 3238-2641

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Atenção Prestadores: entrega de CDs/DVDs relativos à Referência 04/2021 será feita por agendamento

13/04/21

O Ipasgo informa que a entrega de CDs/DVDs com as imagens digitalizadas dos atendimentos da Referência 04/2021, na sede do órgão, em Goiânia, será feita mediante agendamento de horário.

Os agendamentos deverão ser realizados entre os dias 19 a 27 de Abril, pelos telefones 3238-2529 ou 3238-2591 (Setor de Contas de Serviços de Saúde).

Não há mudança no processo para os prestadores do interior, que deverão postar/encaminhar os CDs/DVDs pelos Correios, dentro do prazo de entrega correspondente à matrícula.

Confira a data de entrega dos CDs/DVDs, na sede do Ipasgo:

Prestadores Pessoas Jurídicas (GIH - Internação)

              Dia 28/04/2021: prestador com matrícula final 0 a 3

              Dia 29/04/2021: prestador com matrícula final 4 a 6

              Dia 30/04/2021: prestador com matrícula final 7 a 9

A entrega das faturas ambulatoriais, GTA e GTA BOX, tem prazo máximo de entrega até o 07/05/2021.

ATENÇÃO! O envio do arquivo eletrônico (Sife WEB e/ou Layout) continuará pelo prazo e formato definidos pela Instrução Normativa nº 125/2014 PR, não havendo alterações.

É OBRIGATÓRIO a identificação dos CDs / DVDs (sem identificação não serão recebidos), com as seguintes informações:

1. ESPECIALIDADE  (GTA , GTA BOX HORA ou GIH)

2. NOME DO PRESTADOR

3. MATRÍCULA

4. REFERÊNCIA

5. CIDADE

6. CONTATO (telefone e e-mail)

É OBRIGATÓRIO validar previamente os CD's/DVD's no programa disponibilizado pelo Ipasgo (Validador de Faturas Digitalizadas - Versão 2.0) e, no ato da entrega, apresentar o PROTOCOLO DE ENVIO DE ARQUIVO VALIDADO.

(62) 3238-2534/2601/2641

Gerência de Normas e Procedimentos
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Comunicado: nova ordenação para apresentação dos laudos de exames laboratoriais de Covid-19 em Guias de Internação (GIH)

13/04/21

Prezados prestadores,

O Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo) informa que, a partir da referência 04/2021, adotará a nova ordenação para apresentação dos laudos dos exames laboratoriais comprobatórios de infecção pelo coronavírus para as Guias de Internação (GIH).

Os laudos dos exames laboratoriais comprobatórios de infecção pelo coronavírus deverão ser as primeiras imagens digitalizadas e apresentadas na pasta 03_Resultados_Exames_Complementares: LABORATÓRIOS. Logo depois, deverá constar os demais laudos em ordem cronológica.

As Guias de Internação (GIH) que estiverem em desacordo com esta orientação serão passíveis de devolução ao orestador a partir da Referência 04/2021.

A nomenclatura das imagens e das pastas continuam seguindo as mesmas Regras do Manual de Faturas Digitalizadas Ipasgo, disponível no site www.ipasgo.go.gov.br, na aba Prestadores > Informações.

Para mais informações, entre em contato com a Gerência de Normas e Procedimentos, por meio dos telefones (62) 3238-2534/2601/2641 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo)

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Comunicado: novas orientações para autuação dos Processos de Revisão de Glosa

13/04/21

Prezados prestadores,

O Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo) informa que a autuação das solicitações para Revisão de Glosa foi normalizada, porém, deverão é necessário seguir as orientações abaixo:

1) Manual de Orientação para Autuação dos Processos para Revisão de Glosa, conforme anexo;

2) Novos Formulários para a autuação, disponíveis no site www.ipasgo.go.gov.br (Aba Prestador - Arquivos - Baixar Arquivos) - em anexo;

I Revisão de Glosa - Requerimento Principal (Número RQ - RRV);

II Revisão de Glosa - Detalhamento por Guia (Número RQ–FOR-455);

III Revisão de Glosa - Listagem Simplificada por Processo (Número RQ–FOR-0534).

3- A autuação dos processos será realizada pelas Centrais de Atendimento do Ipasgo (sede, Vapt Vupt, regionais e postos). Contudo, é necessário fazer o agendamento prévio na unidade em questão. Confira abaixo os telefone:

I - Sede do Ipasgo: (62) 3238-2439/ 2441 ou 2673;

II – Regionais, postos de atendimento e Vapt Vupt: acesse o site www.ipasgo.go.gov.br e clique na aba Lista de Telefones;

III – Para mais informações, entre em contato pelo 0800 62 1919.

4- As referências que tiveram a autuação dos Processos para Revisão de Glosa comprometida pela paralisação das autuações, devido à migração dos sistemas iniciada em Janeiro/2021 (Referências de Novembro e Dezembro de 2020, Janeiro e Fevereiro de 2021), serão protocoladas até 31 de maio de 2021, conforme Instrução Normativa nº 168/2021 - PR.

5- As demais situações serão balizadas pela Instrução Normativa n° 125/2014 - PR, disponível no site www.ipasgo.go.gov.br > Institucional > Legislação.

Para mais informações, entre em contato com a Gerência de Normas e Procedimentos, por meio dos telefones (62) 3238-2534/ 2601/ 2641 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo)

Comunicado: Grampeador Endoscópico

05/04/21

Prezados, prestadores,

Informamos que teremos as seguintes modificações na Tabela de Materiais e Medicamentos Ipasgo a partir da Referência 05/2021:

a) O Código 6169-7 GRAMPEADOR LINEAR ENDOSCOPICO (R$ 1.700,00) será EXCLUÍDO a partir da referência 05/2021, e será SUBSTITUÍDO pelo Código 5596-4 GRAMPEADOR ENDOSCOPICO UN (R$ 1.560,00).

Nota técnica: grampeador endoscópico a ser autorizado em todas cirurgias endoscópicas cobertas pelo IPASGO SAÚDE, de acordo com seus procedimentos específicos, EXCETO para cirurgias bariátricas de obesidade mórbida.

b) Para as cirurgias de Obesidade Mórbida por Vídeo (Bariátricas) continuar usando o código: 6417-3 KIT OBESIDADE MORBIDA VIDEO  (R$ 7.553,00).

c) Sobre as cargas, o Código 6171-9 - RECARGA PARA GRAMPEADOR LINEAR ENDOSCOPIO (R$ 777,00) também será EXCLUÍDO a partir da referência 05/2021, e será SUBSTITUÍDO pelo código 5595-6 CARGA PARA GRAMPEADOR ENDOSCÓPICO (R$ 683,75).

Nota técnica: carga para ser usada com o código 5596-4 GRAMPEADOR ENDOSCÓPICO.

Para mais informações, entrar em contato com o setor responsável - Setor de Cadastro de Materiais e Medicamentos, através do telefone (62) 3238-2519 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

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Ipasgo atualiza tabelas de Materiais e Medicamentos

26/03/21

Caros, prestadores,

Informamos que houve atualização dos medicamentos para TABELA DE MATERIAIS E MEDICAMENTOS IPASGO, com vigência a partir da Referência 04/2021 (26/03/2021).

Para mais informações, entre em contato com o Setor de Cadastro de Materiais e Medicamentos, por meio do telefone 3238-2519 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..


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Atenção Prestadores: entrega de CDs/DVDs relativos à Referência 03/2021 será feita por agendamento

O Ipasgo informa que a entrega de CDs/DVDs com as imagens digitalizadas dos atendimentos da Referência 03/2021, na sede do órgão, em Goiânia, será feita mediante agendamento de horário.

Os agendamentos deverão ser realizados entre os dias 17 a 26 de Março, pelos telefones 3238-2529 ou 3238-2591 (Setor de Contas de Serviços de Saúde).

Não há mudança no processo para os prestadores do interior, que deverão postar/encaminhar os CDs/DVDs pelos Correios, dentro do prazo de entrega correspondente à matrícula.

Confira a data de entrega dos CDs/DVDs, na sede do Ipasgo:

Prestadores Pessoas Jurídicas (GIH - Internação)
Dia 29/03/2021: prestador com matrícula final 0 a 3
Dia 30/03/2021: prestador com matrícula final 4 a 6
Dia 31/03/2021: prestador com matrícula final 7 a 9

A entrega das faturas ambulatoriais, GTA e GTA BOX, tem prazo máximo de entrega até o 08/04/2021.

ATENÇÃO: O envio do arquivo eletrônico (Sife WEB e/ou Layout) continuará pelo prazo e formato definidos pela Instrução Normativa nº 125/2014 PR, não havendo alterações.

É OBRIGATÓRIO a identificação dos CDs / DVDs (sem identificação não serão recebidos), com as seguintes informações:

1. ESPECIALIDADE (GTA , GTA BOX HORA ou GIH)
2. NOME DO PRESTADOR
3. MATRÍCULA
4. REFERÊNCIA
5. CIDADE
6. CONTATO (telefone e e-mail)

É OBRIGATÓRIO validar previamente os CD's/DVD's no programa disponibilizado pelo Ipasgo (Validador de Faturas Digitalizadas - Versão 2.0) e, no ato da entrega, apresentar o PROTOCOLO DE ENVIO DE ARQUIVO VALIDADO.

Gerência de Normas e Procedimentos
3238-2534, 3238-2601 ou 3238-2641
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Comunicado – Proibição de cobranças indevidas

16/03/21

O Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo) reiterar aos prestadores de serviço em Odontologia que o contrato firmado traz a seguinte cláusula:

"2.3.Fica expressamente vedada (proibida) a cobrança de quaisquer valores adicionais, a qualquer título, por parte do prestador dos serviços contratados pelo Ipasgo, em relação ao usuário do Ipasgo, assim como o comprometimento a terceiros de execução parcial ou total dos serviços objeto do contrato de prestação de serviços de saúde".

O Código de Ética Odontológico (Resolução CFO 118/2012), traz, ainda, as seguintes normativas:

Art. 20º. Constitui infração ética: […]

VI - receber ou cobrar remuneração adicional de paciente atendido em instituição pública, ou sob convênio ou contrato;

VII - agenciar, aliciar ou desviar, por qualquer meio, paciente de instituição pública ou privada para clínica particular;

Isto posto, em decorrência das diversas denúncias de usuários junto à Ouvidoria do Ipasgo sobre cobranças indevidas que, além do pagamento da co-participção, ainda são cobrados valores adicionais por procedimentos contidos junto às tabelas de Odontologia do Instituto, informa-se aos prestadores que, após a formalização dessas denúncias, são abertos procedimentos administrativos para fins de apuração, os quais podem resultar em bloqueio preventivo e penalidades como advertência, suspensão, multa e até o descredenciamento.

Além disso, tais manifestações serão criteriosamente analisadas para verificação do histórico do prestador junto ao Ipasgo, com possibilidade de vedação de novo credenciamento.

Atenciosamente,

Goiânia, 16 de março de 2021.

Gerência de Auditoria – Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo)